sábado, 5 de fevereiro de 2011

BORNÉU - Ilha das 3 nações


O Bornéu é a maior ilha do Mundo, depois da Groenlândia e da Nova Guiné, com uma superfície de cerca de 743.000  Kms quadrados e uma população calculada em cerca de 20 milhões de habitantes, situada no Sudeste Asiático, entre a China e a Austrália. É a única ilha do Mundo dividida por 3 países:

1) BRUNEI o minúsculo sultanado, com Capital em Bandar Seri Begawan, é um dos mais ricos sultanados do Mundo, graças à producão de petróleo. Ocupa uma área de apenas cerca de 1% do Bornéu.
2) MALÁSIA com os seus dois estados insulares de Sabah  com a capital em Kota Kinabalu e Sarawak com a capital em Kuching. Estes estados malaios são os destinos mais conhecidos devido ao desenvolvido turístico em franca expansão, não só de aventura mas também balnear como é caso belas praias de Kota Kinabalu ou de Damai em Sarawak
3) INDONÉSIA ocupa um território de cerca de 70% da área da Ilha, conhecido pelo nome de Kalimatan que se divide em quatro províncias - Kalimatan Ocidental, Kalimatan Central, Kalimatan do Sul e Kalimatan Oriental.

Bandeira da Malásia
Bandeira do Sultanado de Brunei
Bandeira da Indonésia

Bandeira do estado Malaio de Sarawak
Bandeira do Estado Malaio de Sabah

  A população é na maioria constituida pelas etnias chinesa, malaia e dayaks que divide em mais de 30 sub-etnias e espalhadas por toda a ilha. É famosa a sub-etnia IBAN que se concentra sobretudo no Estado Malaio de Sarawak, conhecidos como os antigos caçadores de cabeças. Vivem  em casas comuns de longo comprimento, conhecidas como "longhouses", segundo os hábitos e costumes ancestrais. As "longhouses" são, na actualidade, muito visitadas por turistas onde são recebidos com toda a hospitalidade, danças e músicas guerreiras. 
A caminho das "longhouses" em Sarawak

Numa "longhouse" das tribos IBAN
Com um descendente dos antigos caçadores de cabeças

  


Sem comentários: